sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ele caiu e bateu o dente. E agora?

Mais dicas Dra. Helena Saldanha Sampaio, especialista em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares, sobre cuidados com os dentinhos das crianças.

O tema agora é traumatismo dentário, bastante comum entre os bebês.
O bebê tem uma maior ocorrência de traumas dentários, pois está em uma fase de crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas coordenações motoras e sensoriais.

As quedas de sofá, berço e mesmo tentando caminhar são relatos comuns no consultório do odontopediatra. Os dentes mais afetados são os incisivos superiores (os dois dentinhos de cima e da frente).
Após uma queda ou batida é importante que os pais examinem a boca do bebê, pois é comum ocorrer um pequeno sangramento gengival ou o aparecimento de um dente frouxo.

As conseqüências desses "pequenos traumas" podem ser processos inflamatórios crônicos que levam a perda do dente em uma época precoce.
Os traumas dentários no bebê podem causar alterações na formação dos dentes permanentes. Isto é explicado pela proximidade da raiz do dente decíduo (dente de leite) com o germe em desenvolvimento do dente permanente.

OS PAIS DEVEM SEMPRE CONTATAR O ODONTOPEDIATRA APÓS UM TRAUMA DENTÁRIO.
Assim, receberão a orientação adequada e necessária para minimizarem o quadro do traumatismo.

Um comentário:

  1. È verdade, meu bebê fez uma luxação feia aos 9 meses e a DRa. Mirce que nos auxiliou!!!

    ResponderExcluir