segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DENTE DE LEITE TEM RAIZ?


Queremos chamar a atenção dos pais para algumas características e cuidados com os dentes das crianças na fase da troca dentária. Os “dentes de leite” são denominados como dentes decíduos e são dentes realmente temporários, mas nem por isto devem ser descuidados.

Os dentes decíduos são em número de 20, dez em cada arcada.

Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação:

·         Os incisivos cortam

·         Os caninos rasgam

·         Os molares trituram

A troca dos dentes

Quanto à substituição dos dentes decíduos pelos permanentes ela inicia por volta dos seis anos de idade e termina por volta dos doze anos. Normalmente os primeiros a caírem são os incisivos inferiores. Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos decíduos e, conforme evoluem em sua formação reabsorvem gradualmente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes irrompem. Eis a razão porque os “dentes de leite quando caem, não têm raízes.
Mas antes eles as tiveram, igualzinho a dos dentes permanentes.
A Dentição Mista inicia com a irrupção do 1º molar permanente, que se localiza atrás de todos os dentes decíduos, sem substituir, portanto, nenhum dente. Os pais devem ficar atentos a este fato: a irrupção dos primeiros molares aos 6 anos. É comum confundirem estes dentes com os dentes decíduos, em razão de, ao nascerem, não ter caído nenhum dente. Esta confusão é lamentável e, por vezes, desastrosa. A falta de escovação desse dente e aplicação de flúor tópica (isto é: o seu descuido) com freqüência leva a instalação da doença cárie.

Os Primeiros Molares são talvez os dentes mais importantes de todos os dentes permanentes, por que, durante a época da troca de dentes, são eles que mantêm a articulação (ATM). Por isso, são chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis, não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à saúde, a qualidade de vida e ao desenvolvimento harmônico da criança.

A cronologia da irrupção dos dentes permanentes:

O primeiro dente permanente a aparecer é o 1º Molar, que irrupciona atrás dos dentes decíduos. A seguir irrupcionam os Incisivos Centrais e depois os Incisivos Laterais. Depois só a partir dos 9-10 anos surgem os Pré-Molares e os Caninos permanentes.

Os 3° Molares (sisos) irrupcionam depois dos 18 anos. Porém, sua irrupção depende de que tenha espaço. Se o espaço é pouco ele pode ficar incluso.

Observação:
Esta seqüência de irrupção é relativamente constante, quando há inversão na seqüência pode-se suspeitar que esteja ocorrendo alguma alteração como, por exemplo, pode ter um dente extranumerário ou um dente em uma posição anormal (anômala ou ectópica). Por isso, é muito importante realizar uma radiografia panorâmica de controle por volta dos 5-6 anos de idade.

Leve seu filho ao Odontopediatra!
Esclareça suas dúvidas !
Escove muito bem os dentinhos que recém irrupcionaram na boca da criança:

 ELES SÃO PARA TODA SUA VIDA

3 comentários:

  1. meu filho de 7 anos arrancou um dente de leite que estava careado,a dentista disse que este dente iria cair por volta dos 11 anos de idade para isso ele precisaria usar um aparelho para que os dentes do lado não ocupasse o lugar do dente que iria nascer.fiquei assustada quando ela arrancou o dente do meu filho,pois o dente tinha raiz.ela me disse que é raro mas existem dente de leite que tem raiz.isso é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão de 4 anos acabou de tomar uma pancada na boca e caiu o canino, mas veio o canino inteiro junto com a raiz, achei estranho e imediatamente minha mãe ligou para o médico, ele disse um monte de coisas pra minha mãe,mas eu fiquei com peso na consciencia, Agora minha duvida é: Já estava na hora de o dente dele cair ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que nao.
      Vcs devem levar ele a um odontopediatra e devem fazer um Radiografia para ver como esta tudo por dentro!
      E acompanhar a formação do dente permanente que irrupciona la pelos 11 anos de idade. Como foi o canino talvez seja necessário usar um aparelho para manter o espaço para o permanente. Espero que tudo de certo Dra Mirce

      Excluir