domingo, 6 de dezembro de 2009

Como Prevenir a Cárie em Bebês?

O QUE É A CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA-ECC?

A cárie de mamadeira e/ou de peito, cárie rampante, síndrome da mamadeira noturna, é hoje mais conhecida como Cárie Precoce da Infância- ECC. Consiste num tipo de cárie que possui evolução rápida de efeito devastador (Ripa, 1988). Destroem rapidamente os dentinhos de leite (decíduos) e pode causar muita dor ao bebê.

Causas importantes para o seu aparecimento:
 Ingestão de mamadeiras com açúcar várias vezes ao dia e principalmente durante a noite O hábito de amamentação durante o sono é estimulado pelos pais devido ao efeito calmante que ele determina no bebê, e muitas vezes, também pelo desconhecimento das conseqüências destrutivas sobre os dentes que a prática pode gerar;



 Ingestão de alimentos com açúcar fora de hora, principalmente nos intervalos das principais refeições;
 Falta de higiene bucal ou realização de uma higiene bucal inadequada após as mamadas;
 Amamentação no peito (principalmente à noite) sem horários determinados, associada à ingestão de outros alimentos cariogênicos;
 Utilização de chupeta com açúcar ou mel.

Não há necessidade de oferecer a mamadeira noturna ao bebê a partir dos seus 6 meses de vida do bebê, porque a partir desta idade ela já se torna PREJUDICIAL

Características: Este tipo de Cárie é de destruição rápida e é de natureza agressiva atingindo de grande nº de dentes podendo, ou não, estar associada a uma condição de debilidade orgânica do bebê. Para Johnsen et al.(1982) crianças portadoras deste tipo de cárie tinham com maior freqüência problemas médicos mais graves e seus pais eram mais propensos à obesidade e tinham maior dificuldade de dizer não a elas quando julgassem necessário.



Localização: Associa-se ao percurso do líquido na alimentação. Geralmente atinge os dentes anteriores superiores e superfícies oclusais e livres dos molares de leite. Raramente atingem os dentes anteriores inferiores. Inicia-se com uma desmineralização localizada dos dentes (mancha de cor branca opaca ao longo do colo dental próximo à gengiva que, com o passar do tempo torna-se escurecida), e com a continuidade da alimentação desregrada/açucarada e a falta de limpeza dos dentes, esta desmineralização irá aumentando até o aparecimento das cavidades, podendo haver a destruição completa da coroa de todos os dentes restando apenas à raiz dentária.


Prevalência: A ECC em países como o Brasil apresenta índices assustadores de aproximadamente 70%, já em países desenvolvidos é de 1 a 12%. Em um estudo de avaliação de sete anos da Bebê Clínica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o motivo da procura deste serviço foi que 51% dos bebês apresentavam a ECC. Sendo assim, se observa que esta doença está muito presente em nossos bebês.

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE PRECOCE DA ECC

Os dentinhos de leite são mais susceptíveis à formação deste tipo de cárie durante os dois primeiros anos após sua irrupção, Deste modo é muito importante fazer seu diagnóstico e tratamento precocemente, antes da irrupção dos dentes permanentes, pois seria crítica a saúde bucal destes bebês, quando se tornarem crianças, adolescentes e adultos. Alguns autores relatam que a possibilidade do bebê portador da ECC adquirir novas cáries futuramente é maior.

Torna-se necessário fazer um alerta aos responsáveis pelo bebê a fim de evitar problemas futuros
Enquanto os níveis de bactéria também contribuem de forma importante e necessária para o desenvolvimento da ECC, variantes sócio-demográficas-culturais são relevantes por serem bem sucedidos na previsão do desenvolvimento de cáries em bebês. A ECC é um problema relacionado ao desconhecimento dos pais das associações entre fatores causadores desta doença (Ex: bactéria cariogênica (estreptococos do grupo mutans), combinada com alto consumo de açúcar, higiene bucal deficiente, exposição inadequada ao flúor e situação sócio-demográficas-culturais).


É importante o diagnóstico precoce da ECC dado pelo cirurgião dentista, e a orientação para os pais com o intuito de conscientizá-los de como preveni-la

COMO PREVENIR E/OU CONTROLAR A CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA - ECC?

A prevenção deste tipo de cárie começa pela orientação dos pais, no sentido de alertá-los sobre a importância de uma boa higiene bucal e do controle do açúcar, principalmente antes de dormir e durante a noite. Acredita-se que os bebês solicitam a mamadeira e/ou o peito durante a madrugada mais por carências psicológicas do que por carências nutricionais. Uma criança que se alimenta bem durante o dia, não acorda à noite com fome, e sim, por outros motivos como pesadelos, medo do escuro, medo do abandono dos pais e etc. O que ela precisa neste momento, é da presença da mãe e/ou do responsável para acalmá-la, pois sendo acolhida, a criança geralmente volta a dormir em poucos minutos. Como em todo hábito instalado, os pais deverão proceder de forma gradual para alterá-lo, não sendo radical nas orientações e cobranças, sugerimos:
 A diminuição gradativamente da quantidade de açúcar e/ou de outras substâncias açucaradas, até eliminá-las, sem que o bebê sinta em demasia a sua falta. Neste sentido é importante que também os outros alimentos açucarados sejam reduzidos concomitantemente, para que o paladar da criança possa ser alterado.
 A utilização de frutas que por conterem o açúcar natural, podem ser uma alternativa para a associação com o leite da mamadeira ou até a utilização de chás que sejam naturalmente adocicados (camomila, erva-doce, hortelã e outros)
 O ideal é que não coloque açúcar em sucos, chás ou leites, o bebê não tem o mesmo paladar que o adulto e se não for acostumado com mamadeira com líquidos que contenham açúcar, não ira reclamar

Os bons hábitos devem ser introduzidos o mais cedo possível, visto que é muito difícil modificar um hábito já instalado.


Estimular sempre a amamentação natural exclusiva até os 6 meses de idade.

O leite materno é um alimento completo, rico em água, lactose, proteínas e gorduras. “NÃO EXISTE LEITE MATERNO FRACO”.

Prevenir a desmineralização inicial da superfície do esmalte pode parecer difícil, mas NÃO é sua evolução pode ser controlada pelo processo de remineralização realizado através da aplicação de flúor pelo dentista com administração de uma série de quatro a seis tratamentos tópicos num período de quatro a seis semanas.
Reforçar o processo educativo em relação à higiene bucal:
Esclarecimento sobre onde, quando, com que e como limpar os dentes e as gengivas. (fralda e/ou gaze umedecidos em água fervida; após a irrupção dos dentes faz-se o uso de escova de dente e pequena quantidade de dentifrício).
Recomenda-se a higiene bucal principalmente antes de dormir.
Para evitar a transmissão da bactéria cariogênica da mãe para o seu bebê, não deixe encoste a boca em utensílios que serão usados pelo bebê, como chupetas, brinquedos, copos, pratos e colheres. Teste sempre a temperatura do leite, da papinha ou da sopa nas costas de sua mão, e não em sua boca.

5 comentários:

  1. eu me sinto muito culpada pelo dentimho da minha filha pois ela ta com cárie nos 2 dentinhos da frente e um atáz,acredito q é devido a mamadeira q eu dava durante a noite,ela sempre teve dificuldades de dormir tanto de dia tanto a noite ela com 2 meses tive q dar calmante recomendado logico pelo medico ai p não acorda eu dava a ultima mamadeira quando ja estava dormindo pois tm teve um problema de alimentação não gostava e não gosta de leite aí eu dava p ela ja dormindo eu como mãe querendo acerta acabei prejudicando os dentinos dela to disisperada ja tentei levar ela varis vezes no dentista e ela abre um berreiro não sei mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  2. Elaine o importante agora e tratar as lesões de cárie que tua filhinha tem. Limpar com uma gaze com agua apos a ultima mamada. O bebê em uma consulta odontologica no odontopediatra chora mesmo!!! Cabe conversar e atender. É importante resolver esse problema antes que a cárie progrida e chegue ao canal do dente. Pode me ligar se desejar 51 33388188 consultorio e posso te dar mais informações. Um Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. OI DOUTORA, ESTOU COM MUITAS DÚVIDAS, POIS MEU FILHO DE 4 ANOS ESTÁ COM UM CANAL NO DENTINHO DE TRÁS, AI FUI EM ALGUNS DENTISTAS E ELES FALARAM QUE TEM SIM QUE FAZER O TRATAMENTO,PORQUE SENÃO PODE PREJUDICAR O OUTRO QUE VAI VIR, AI AGORA FUI EM OUTRO E ELE DISSE QUE NÃO TEM NECESSIDADE DE FAZER POIS ELE NÃO SENTE DOR NENHUMA E DENTE DE LEITE NÃO TEM RAIZ, FALOU QUE SE NÃO DOER NÃO PROBLEMA ALGUM QUE É SO ESPERAR O OUTRO VIR. E AGORA O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ola Daniel Os dentistas que avaliaram o dente de seu filho e viram que tem a possibilidade de fazer o tratamento de canal no dente estão corretos. O dente decíduo " de Leite" tem sim canal. E quando a doença cárie chega no canal do dente a dor existe sim. Tem problemas sim ficar com um processo inflamatório e infeccioso que parece ser o caso do seu filho. A infecção fica na região de formação do dente permanente que está abaixo do decíduo e isso pode ocasionar uma má formação no dente permanente ou outros problemas de saúde na criança. Dependendo do grau de destruição do dente. Qualquer duvida fico a disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir