sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Obesidade Infantil no Brasil está ficando fora de controle!

Como Odontopediatra a cada dia que passa mais recebo em meu consultório bebês com sobrepeso. Esta é uma constatação preocupante que compartilho com alguns profissionais da saúde. Em minha anamnese observo que hoje a alimentação das crianças está cada vez mais açucarada, pastosa e colorida! Mastigar está se tornando um sacrifício. Comer legumes e verduras ou um pão que não seja massinha é um castigo! O que está acontecendo?
Sabe-se que aproximadamente 2/3 do povo Brasileiro está com sobrepeso*. Hoje quando saímos à rua, a cada 10 pessoas que vimos 6 sofrem de sobrepeso ou estão obesas. E o número só aumenta!*http://www.obesidadeinfantil.org/obesidade.
A obesidade infantil está atingindo níveis alarmantes, estima-se que o número de crianças obesas no Brasil tenha aumentado 5 vezes nos últimos 20 anos.
Isso é um problema sócio cultural. É preciso tomar alguma atitude contra o sobrepeso na infância.Isso urge! Tem de ser agora!!!
As crianças com problemas de sobrepeso são afetadas:
Na sua saúde física!
Na saúde mental!
Na saúde emocional!
Sendo assim, devemos nos informar e passar adiante essas informações para pôr um fim a este aumento de obesidade infantil.

Como os pais podem ajudar?
A família deve ajudar a criança a perder peso para prevenir a obesidade infantil.
O tratamento para a obesidade infantil passa pela reeducação alimentar aliado a pratica de atividades físicas.

O importante é que os pais se informem e procurem o mais breve possível o Pediatra ou o Nutricionista para receberem orientações sobre a obesidade infantil: as causas, os tratamentos atuais, a dieta necessária, etc.

A criança com sobrepeso muitas vezes é mais tímida, tem vergonha do seu corpo. Ela não gosta de fazer exercícios com outras crianças. Os pais devem ajudar a criança a fazer exercícios mesmo que seja só em casa. Muitas brincadeiras podem ser estimuladas, atividades recreativas que contendo um componente lúdico estimulam a participação das crianças como por exemplo: jogos com bolas, passeios de bicicleta, etc. E é claro oferecerem uma alimentação equilibrada.

Hoje na odontologia o Odontopediatra também orienta os pais sobre uma alimentação saudável para a criança prevenir a cárie e a obesidade. Para o Odontopediatra o objetivo principal é que a criança nunca tenha experiência com a doença cárie. Além de desenvolver uma mastigação correta que irá estimular um bom crescimento das arcadas dentárias. Existe hoje um aparelho intrabucal que ajuda no emagrecimento indicado para jovens e adultos.

Lembre-se! Os resultados são alcançados de forma lenta, mas não vamos desistir!
Portanto, nada de dietas milagrosas com crianças, nem uso de comprimidos fitoterápicos ou terapias alternativas sem um acompanhamento de um bom profissional da saúde especialista em crianças.

A criança é um ser em desenvolvimento e crescimento e merece todo nosso cuidado.
Informe-se! A Obesidade Infantil é um problema maior do que você pensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário