sábado, 5 de dezembro de 2009

Quando deve ser minha Primeira Consulta a Dentista?

A Primeira Visita ao Consultório Odontológico deve ser
Antes da Irrupção do 1º Dentinho

Quem está esperando o surgimento dos primeiros dentes para levar seu bebê ao dentista corre o risco de ser pego de surpresa pela doença cárie.
A doença cárie é de natureza infecto-contagiosa e pode ser passada da mãe para o bebê no primeiro ano de vida dele. Esta doença pode prejudicar a dentição do bebê a partir da irrupção dos primeiros dentinhos.
A doença cárie em bebês é um problema de saúde pública que ataca principalmente as crianças em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Para evitá-la, os profissionais de saúde devem orientar a mamãe a levar o bebê durante o seu primeiro ano de vida a uma consulta com o dentista. A mamãe receberá orientações sobre higiene bucal e práticas preventivas para serem realizadas no seu filho.

Os três primeiros anos de vida são o período mais propício para se estabelecer hábitos saudáveis de saúde bucal. Neste período da vida do bebê, existe uma maior suscetibilidade à cárie precoce da infância (ECC). Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa o problema não está relacionado apenas à alimentação rica em açúcar e a hábitos precários de higiene bucal, mas também a presença de um microorganismo chamado Streptococcus Mutans. A bactéria existe dentro da boca de cada pessoa com cárie ou muitas restaurações. Ela é transmitida para o bebê pela própria mãe, por meio do contato com a saliva infectada.
Nesta época o bebê ainda não tem muitas defesas para infecções transmitidas por pessoas e pelo meio ambiente e por isso está mais suscetível a desenvolver doenças!
Uma vez instalada na cavidade bucal, a bactéria causadora da cárie pode provocar catástrofes na dentição. O maior aliado da ECC é a falta de informações por parte dos pais. Eles costumam esperar o aparecimento de todos os dentes decíduos (dentes de leite) para iniciarem o hábito de higienização da boca e levar a criança ao dentista. Esta atitude está equivocada. A bactéria responsável pela cárie pode se instalar na boca do bebê desde as primeiras mamadas.
Além disso, alimentação rica em açúcares e o uso de mamas noturno (peito ou mamadeira) e a falta de higienização bucal podem promover a proliferação das bactérias, prejudicando a cavidade bucal antes mesmo da irrupção dos primeiros dentes.
A melhor forma de evitar a doença cárie é procurar um profissional especializado em atendimento de crianças.
Na primeira consulta do bebê o dentista irá orientar os pais sobre:
Alimentação não cariogênica,
Forma correta de limpar a boca do bebê,
Hábitos deletérios como o uso abusivo da chupeta, etc.

Professora Dra. Mircelei Saldanha Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário