segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Algumas razões para se colocar aparelho ortodôntico depois dos 30 anos de idade...


A estética é a principal motivação para os pacientes adultos procurarem um tratamento ortodôntico. Existe também quem precise de uma reabilitação após perdas dentárias,  acidentes com seqüelas  dentárias, má formação dentária, entre outras.
Observa-se que as pessoas que tem problemas oclusais como dentes apinhados ou tortos que são os casos mais comuns, se incomodam muito com isso e consequentemente acabam sorrindo menos ou mesmo tentando disfarçar colocando a mão na boca quando sorriem, para que os outros não percebam seu problema dentário. Sendo assim, isso pode levar a problemas sociais e profissionais, pois quando temos um problema de autoestima baixa a pessoa normalmente se "esconde"  e fica com receio de se expor para a sociedade. Hoje se sabe que o tratamento ortodôntico aumenta a autoestima, isso traz bons frutos tanto para a vida familiar, pessoal e profissional do paciente. 
Além disso, hoje os preços dos tratamento ortodônticos estão mais acessíveis. E os aparelhos ortodônticos são mais discretos o que torna mais agradável e encorajador para o adulto a enfrentar o tratamento.  Alguns modelos de aparelho como os autoligáveis, inclusive diminuem a necessidade de consultas todos os meses, Pois o fator tempo disponível para um tratamento também é algo importante para um paciente adulto.  

Quanto a Idade 
Antigamente, só os jovens usavam aparelhos. Entretanto, estudos demostram que não existe limite de idade para o uso de aparelho ortodôntico, o processo de movimentação dos dentes acontece em qualquer idade. Portanto, os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico. Além disso, com a evolução da ortodontia os aparelhos atuais são cada vez mais estéticos e quase invisíveis o que é muitas vezes muito importante para um paciente adulto. Hoje cada vez mais temos pacientes com mais de 50 anos de idade colocando aparelhos ortodônticos e tendo um resultado muito bom. Existe também a limitação do fator de crescimento, pois depois da fase de crescimento, o tratamento ortodôntico alguns casos fica limitado e só pode realmente ser solucionado com uma cirurgia ortognática, que é o reposicionamento dos ossos da face cirurgicamente e isso  deve ser sempre associado a um tratamento ortodôntico muito bem planejado. 

Quanto ao Tempo de Tratamento
Outro mito que caiu ao contrário do que se pensa, nem sempre o tratamento é mais demorado na fase adulta. O tempo de tratamento, vai depender dos objetivos traçados. Pode variar de 18 meses a 30 meses. Depois do uso do aparelho é muito importante o paciente usar o aparelho de contenção fixo nos dentes inferiores, pois os dentes incisivos vão fazendo uma "ruga" isto é vão ficando  apinhados (tortos) uma vez que com a idade o nosso osso perde água e com isso diminui de espessura. Sendo assim, os dentes podem se movimentar para se acomodarem na arcada remodelada. Para evitar essa movimentação é importante o  uso da contenção fixa (um fio metálico colado na parte de trás dos dentes incisivos inferiores).

Quanto a Dor
Atualmente a odontologia tem evoluído muito e com o uso dos fios de última geração (termoativados e de liga de níquel-titânio) e assim a dor na movimentação dentária fica muito minimizada.

Quanto as vantagens do tratamento ortodôntico
Produz um alinhamento nos dentes e melhora a oclusão do paciente.
Reduz o risco de cáries e gengivites, pois dentes apinhados favorecem a inflamação gengival e a cárie.
Melhora a estética facial e conferindo traços mais harmônicos e um belo sorriso.
Melhora a autoestima e a qualidade de vida do paciente.


Lembre!  Não existe idade limite para tratar pacientes. Existe sim, condições  de saúde clínica que são limitantes, por exemplo a presença de osteoporose.
O importante é  proporcionar ao paciente adulto  benefícios estéticos e funcionais, oferecendo a ele uma melhor qualidade de vida.

Ligue e agende sua visita.  (51) 33388188   Saldanha Sampaio Odontologia Especializada








Nenhum comentário:

Postar um comentário