sábado, 3 de agosto de 2013

Dente mole: o que fazer?


A fase das Janelinhas inicia por volta dos 6  anos de idade quando os primeiros dentes decíduos (dentes de leite) da criança começam a cair. Isso acontece porque células (osteoclastos) presentes no osso que envolve a raiz começam a absorver o tecido dentário presente na raiz do dente decíduo. Quando esses dentinhos tem a raiz completamente absorvida só resta a coroa, então eles ficam moles e caem.
As crianças mais agitadinhas acabam querendo arrancar o dente assim que ele começa a amolecer. Porém, o natural é deixar ele ficar bem mole até cair sozinho. Para dar uma "mãozinha". Alguns métodos são válidos dependendo da colaboração da criança. Usar alimentos mais duros ajuda um pouco, por exemplo comer pipoca e milho cozido vai forçar a mordida e quando ele já vai cair não dói nada. Além disso,quando o dente está bem molinho pode ser feito um movimento leve de trás para a frente, com uma gaze umedecida em água gelada. Mas, nada de prender o dente em cordão e amarrar em uma porta, pois o dente pode estar com alguma raiz e essa ficará fraturada dentro do osso.Caso o dente esteja levando muito tempo para de cair naturalmente e a criança não esteja conseguindo se alimentar corretamente por desconforto na região, o Odontopediatra deve ser procurado para fazer a correta remoção, pois se este dente permanecer mais tempo que o necessário pode atrapalhar a irrupção do dente permanente e causar problemas oclusais. Ou ainda, quando irrompe o dente permanente e o decíduo não caiu, este deve ser retirado imediatamente. 

Se sair muito sangue na hora que o dente cair, basta estancar o sangramento comprimindo a área com gaze ou algodão molhado com água fria.e dar para a criança um picolé ou gelo picadinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário