sábado, 16 de outubro de 2010

Relação do uso do leite de vaca nos primeiros meses de vida com asma em crianças

Foi realizado uma pesquisa na PUC/RS pela Dra. Simone Strassburger et al., para avaliar o impacto de amamentação exclusiva e a introdução de leite de vaca no primeiro ano de vida no diagnóstico de asma, sibilância e atopia em crianças entre 3 e 4 anos de vida.

O estudo investigou a efetividade de orientações nutricionais no primeiro ano de vida de crianças, na cidade de São Leopoldo, RS. As crianças foram acompanhadas em relação a sua dieta no primeiro ano de vida, foram feitas revisitas três anos mais tarde. Seus pais responderam, a um questionário sobre problemas respiratórios. As crianças também realizaram testes cutâneos para avaliar a resposta a alérgenos ambientais comuns.

Os resultados foram os seguintes: do total de 397 crianças acompanhadas no primeiro ano de vida, 354 foram reavaliadas entre 3 e 4 anos de idade. A prevalência de sibilos, avaliada no período referente aos 12 meses prévios ao questionário, foi 21,3%, a de asma, 5,5% e a de atopia, 28,7%. Crianças que consumiram leite de vaca antes de 4 meses de vida tinham chance significativamente maior de apresentar ASMA entre 3 e 4 anos. Aleitamento exclusivo por período menor de 6 meses foi marginalmente associado à atopia.

Os autores concluíram que a introdução precoce do leite de vaca mostrou-se importante fator de risco para o desencadeamento de sintomas da asma aos 4 anos de idade.

Aleitamento materno por período superior a 6 meses está também potencialmente associado à proteção no desenvolvimento de atopia. Os resultados deste estudo sugerem haver um potencial de intervenção para diminuir o impacto da asma através de intervenções na dieta no primeiro ano de vida.

J Pediatr (Rio J). 2010; 86(5): 391-399: Aleitamento materno, leite de vaca, asma, dieta, criança. Resumo do artigo alterado por Dra. Mircelei saldanha Sampaio




Nenhum comentário:

Postar um comentário