Sim, isso pode acontecer. Um estudo na Universidade do Rei Juan Carlos de Madrid prova que se um pai tem medo de ir ao dentista este medo é propenso a ser transmitido ao seus filhos.
Os pesquisadores avaliaram 183 crianças com idades variando entre 7 e 12 anos, e também seus pais. As famílias receberam questionários anônimos que pediam aos participantes para classificar o medo em 15 itens relacionados à odontologia e a outros assuntos médicos.
Os dados mostram que as mães reportaram os mais altos níveis de medo de dentista, isto é quanto maior o medo de dentista de um membro da família, maior era o medo transmitido ao seu filho.
Os dados mostram que as mães reportaram os mais altos níveis de medo de dentista, isto é quanto maior o medo de dentista de um membro da família, maior era o medo transmitido ao seu filho.
Observaram também que os sentimentos dos pais a respeito de ir ao dentista têm um papel fundamental para determinar o medo de dentista de seus filhos.
As crianças parecem prestar muita atenção às reações emocionais dos pais.
As crianças parecem prestar muita atenção às reações emocionais dos pais.
A autora Prof. Lara-Sacido diz que os resultados apontam a necessidade dos dentistas reduzirem o medo dos pais fornecendo-lhes informações precisas sobre os tratamentos odontológicos.
Além disso, técnicas simples de relaxamento ou conversas abordando os pensamentos negativos para evitar a transmissão dos medos para os filhos devem ser realizadas.
Deve ser sugerido aos pais parecerem relaxados frente ao Dentista, como forma de garantir diretamente que o filho também esteja relaxado. Pelo contágio emocional positivo da família essa atitude correta pode ser alcançada pela criança. E ir visitar o Dentista deixa de ser um problema.
Hoje é recomendado que a primeira visita da criança ao Odontopediatra seja realizada antes do seu primeiro ano de vida, isto é antes mesmo do bebê ter o seu primeiro dente irrompido.
Lembrem Papais!!! Vocês não devem esperar até a criança entrar na escola ou até surgir uma emergência!!!! Promovam bons hábitos de saúde bucal em seus filhos e a primeira consulta ao Odontopediatra é um desses.
Na primeira consulta são passadas orientações aos pais sobre alimentação, hábitos de higiene, época de irrupção dos dentes, etc. Entretanto, esta consulta também tem o objetivo de familiarizar a criança no ambiente odontólogico e com o profissional que sempre será seu aliado contra a "LUTA COM OS MUTANS".
Para que a consulta seja positiva, os pais devem:
Lucas brincando com o arzinho!!! |
- Marcar a consulta no período da manhã, quando as crianças tendem a estar descansadas e tranquilas.
- Guardar a ansiedade e preocupações para si mesmos. As crianças podem captar as emoções, portanto, os pais devem enfatizar o positivo.
- Nunca usar a consulta com o dentista como punição ou ameaça.
- Nunca suborne seu filho.
- Conversar com seu filho sobre a consulta com o dentista.
Mais informações no site
http://www.mouthhealthy.org/babies-and-kids/healthy-habits.aspx
Lucas no fim da consulta depois de ter feito a profilaxia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário