Realmente a higiene bucal após a colocada do aparelho fixo é mais difícil?
A instalação do aparelho fixo isto é a colocação das bandas, braquetes, fios e outros acessórios fazem com que aumentem as áreas que retêm os alimentos, provocando maior acúmulo de biofilme bacteriano nos dentes (placa bacteriana).
É uma película de cor branca, cinzenta ou amarelada que adere ao dente, em volta dos braquetes, e é constituída de restos de alimentos, microorganismos e células descamadas. A falta de higiene bucal faz com que ela se torne espessa e de difícil remoção.
Quais alimentos podem interferir na higiene e no do tratamento ortodôntico?
Todos os alimentos duros como pipoca, amendoim, castanhas, maça, etc. esses alimentos devem ser evitados ou quando ingerir devem ser picados, pois o impacto da mordida pode quebrar ou danificar os braquetes ou fios. Além disso, a ingestão de alimentos açucarados e pegajosos pode causar a doença cárie e eles grudam mais nos braquetes e nas bandas e dificultam a higiene bucal.
O aparelho fixo mancha os dentes?
O aparelho não mancha os dentes o que ocorre é o acúmulo de biofilme bacteriano ao redor dos braquetes devido à falta de higiene. Esta placa bacteriana pode causar uma desmineralização no esmalte, provocando manchas brancas ativas e se nada for feito essas manchas ficam mais escuras e posteriormente o esmalte dentários se esfarela e as cavidades ao redor dos braquetes aparecem. Isto é a doença cárie.
Como devo fazer a higiene bucal quando estou usando aparelhos fixos?
Deve se utilizar uma a escova ortodôntica que possui cerdas macias e recortadas em forma de V para facilitar a limpeza dos braquetes. Elas não duram muito, mas isso é normal e devem ser substituída sempre que necessário. Também recomenda-se o uso da escova interdental para limpar entre os dentes. A freqüência é de 3 x por dia, sempre com o creme dental com 1100ppm de flúor.
O tempo de escovação deve ser no mínimo de 3 minutos. A escovação mais importante é a realizada antes de dormir e requer mais tempo. A maneira de se escovar mais correta é pegar a escova fazendo um angulo de 45 graus com a coroa do dente e realizar movimentos horizontais de vai e vem. Movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, também podem ser realizados como se estivesse varrendo. Sempre `a noite usar o fio dental com um passa fio que é uma agulhinha de plástico que ajuda a passar o fio entre os dentes. Se o Cirurgião Dentista recomendar você também pode fazer bochechos com soluções fluoretadas uma vez ao dia, isso vai ajudar em alguns casos a proteger mais o esmalte dos dentes e evitar a doença cárie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário