O Odontopediatria e o Ortodontista vê crianças assim seguidamente em seus consultórios, principalmente acompanhando seus irmãos adolescentes. Imaginem se o tratamento desta criança da foto fosse feito com técnicas ortodôntica fixa! Seria muito mais difícil. Nestes casos onde temos o fator de crescimento das estruturas da face nos priorizamos o tratamento com a Ortopedia Facial.
Quando em casos assim utilizamos aparelhos para retrair o arco superior ou ainda pior, se fizermos extrações, colocaremos em risco não só a estética facial, mas podemos comprometer no futuro o perfeito fluxo respiratório, pois com as extrações de dentes se diminui o espaço aéreo bucal.
Cuidado uma criança que dorme com a boca aberta e tem problemas respiratórios pode se tornar um paciente portador de apneia do sono. Que é uma doença grave.
Mordida Aberta Anterior |
1- Quando tratamos apneias severas (que trazem consequências sistêmicas sérias) muitas vezes usamos aparelhos que fazem uma pequena protrusão mandibular e o índice de apneia cai para um nível aceitável ou desaparece. Estamos falando de 2 a 4 mm e quando ampliamos a boca de 2 a 4 mm muitas vezes tiramos o paciente do quadro de apneia. Se isso acontece, porque não imaginar que fazendo ao contrário não o estamos predispondo o nosso paciente a ser um apnéico?
2- Quando utilizamos uma técnica que restringe uma estrutura em detrimento da atrofia de outra estrutura estamos agravando o quadro, e claro, produzindo uma situação longe de ser a mais natural e a mais funcional.
Sabemos que esse assunto é polêmico e que existem os que defendem e os que são contra, mas se fosse um filho seu, o que você faria? Esperaria até os 12 anos para tratar e perderia a chance de tratar durante a fase do surto de crescimento?
Levar seu filho para uma avaliação ortodôntica caso ele durma de boca aberta, seja um respirador bucal ou ronque é muito importante para a saúde dele!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário