Traumatismo em Dente Permanente!!!!
O trauma dental consiste na injúria aos tecidos dentais, bem como aos tecidos moles que os circundam (periodonto).
A prevalência é relativamente alta. Os dentes mais afetados são os incisivos centrais são os que recebem o 1º impacto, geralmente.
Em alguns casos, o dano é bem maior do que aparenta. Por isso a intervenção do Cirurgião Dentista é muito importante.
Como agir frente a um traumatismo onde houve uma batida e fratura?
Após o socorro inicial, no que diz respeito ao paciente ver onde foi o trauma e constatando que houve uma batida no dente com fratura:
- Fique calmo e ache o fragmento;
- Lave o fragmento dentário e coloque-o em um copo com soro fisiológico, leite ou água filtrada, isso é para m anter o fragmento hidratado;
- Leve o fragmento dentário até o Cirurgião Dentista o mais rápido possível, o fragmento de maneira tal que esteja hidratado, como foi mencionado acima. Quanto mais rápido, maior possibilidade de se conseguirem resultados positivos no tratamento a ser realizado.
Quando o trauma for na cabeça, além dos dentes, o que mais deve ser observado?
Além de procurar cuidados médicos, deve ser observado se existem sinais de sonolência excessiva, vômitos persistentes, fala enrolada, convulsões e deve-se acordar a vítima de 3 em 3 horas.
Frente a um trauma a primeira condição é ter calma. Não se deve esquecer da ajuda do profissional, a fim de oferecer um correto diagnostico para o devido tratamento.
O que será feito no Consultório Dentário?
Primeiro o profissional faz uma anamnese de urgência e depois um exame clínico.
Na anamnese o Cirurgião Dentista precisa saber:
- QUANDO OCORREU O TRAUMA? O tempo ocorrido é de suma importância, pois determina o plano de tratamento;
- ONDE OCORREU O TRAMA? Importante relatar o local, para que se possa tomar algumas decisões, necessidade de uso de antibióticoterapia ou vacinação contra o tétano;
- COMO OCORREU O TRAUMA? O tipo de trauma que aconteceu, pois uma batida do dente em um balanço é diferente de uma batida decorrente de um soco.
A avaliação dos tecidos moles constitui-se o 2º passo. Deve-se lavar a área para melhorar a visualização e analisar a possível presença de corpos estranhos no local, podendo haver ou não resquícios de dente ou outro material.
Em seguida, analisam-se os tecidos dentais, através da palpação e percussão, para identificarmos o tipo de fratura e se houve fratura do osso alveolar. A classificação identificação da lesão é a fase mais importante da consulta de urgência. Exames radiográficos devem ser utilizados para analisar a extensão e gravidade do trauma bem como localizar possíveis corpos estranhos.
Se houver uma fratura e você levar o fragmento o tratamento será a colagem do fragmento dental ou a reconstituição da porção fraturada com resina composta. Na totalidade dos casos deste tipo de fratura, o prognóstico é muito bom, dependendo do tamanho da fratura.
Paciente caiu na quadra de futebol fraturou a coroa do central. |
Fratura complicada da coroa dentária: além do esmalte e dentina, a polpa dentária (nervo do dente) é afetada no trauma. A dor pode ser bastante intensa. Muitas vezes ocorrerá a necessidade de um tratamento endodôntico (canal).
Fratura da raiz dentária: as forças oriundas do trauma são distribuídas na raiz ao ponto de promover a fratura da mesma, podendo ou não estar associada à fratura da coroa. Geralmente pode-se observar sangramento ao redor da gengiva do dente. O prognóstico varia de acordo com o local da fratura. Em casos de fratura do terço médio da raiz, a extração dentária é indicada.
Dente restaurado |
Frente aos traumas dentários sempre mantenha a calma. Ficar estressado no momento só vai piorar as coisas. Caso a vítima seja seu filho, tente não passar seu nervosismo para a criança.
Procure o Cirurgião Dentista o mais breve possível. Lembre-se que o prognóstico está ligado diretamente à velocidade de atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário