quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rinite Alérgica a prevalência de casos em crianças aumentaram!

A prevalência de rinite alérgica em crianças está aumentando.
Num estudo realizado em Lisboa recentemente publicados na Revista Portuguesa de Pneumologia, são identificados os fatores de risco associados às doenças respiratórias. Os dados foram relatados pela Dra.Priscilla Pegas. Foi realizado um estudo epidemiológico baseado no questionário em 14 escolas primárias de Lisboa durante o ano lectivo 2008/2009.Este questionário inclui:questões sobre frequência de sintomas respiratórios e alérgicos na infância, atividades físicas, características sócio-demográficas, condições residenciais, e outras possíveis fontes de poluição do ar interior.
Entre os fatores relacionados com o estilo de vida, foi dedicada especial atenção à exposição das crianças ao fumo do tabaco, modo de alimentação nos primeiros meses de vida e tipo de dieta atual.
O aumento verificado na renite alérgica pode ser devido a fatores como qualidade do ar interior, poluição exterior, falta ou diminuição do período de amamentação, tabaco, condições físicas das escolas (degradação das construções antigas, umidades, rachaduras, mofos) ou hábitos alimentares das crianças.

A investigadora acredita que existe falta de informação nas escolas em relação a este problema. “Coordenadores, professores e funcionários têm muitas carências”, diz, acrescentando que devido aos problemas que enfrentam, “acabam por não estar atentos à qualidade do ar interior nem aos problemas de saúde e de performance com isso relacionados”.
Os órgãos responsáveis pela gestão das escolas “mostram pouca ou nenhuma preocupação com ventilação eficiente das salas de aula, com o aquecimento, os problemas estruturais, a falta de limpeza efetiva de pó de móveis e do chão”. A utilização de produtos de limpeza com compostos orgânicos voláteis pode ser outro do problema.
No estudo se observa que uma sala de aula de 36 m2, com 26 ocupantes ao longo de um dia inteiro acumula determinados poluentes que podem agravar quadros de rinite alérgica, sibilância e outros sintomas respiratórios e mesmo afetar a capacidade de concentração de alunos e professores. “Na maioria dos casos, verificamos que os professores desconheciam a importância de ventilar a sala”, afirma a pesquisadora.

Para uma melhoria efetiva do ambiente interior nas escolas, uma das possíveis soluções seria a instalação de sistemas de ventilação com filtros para garantir a entrada de ar novo e limpo. Nas salas de aula, além da ventilação seria necessário controlar a umidade.

E aqui no Rio Grande do Sul como será a condição do ar nas escolas?

Talvez aqui isso também seja possível, é interessante que os professores e funcionários seguissem um manual de práticas para auxiliar a manutenção de uma boa qualidade do ar como é recomendado pela Agência de Proteção do Ambiente dos Estados Unidos (U.S.EPA).Em Lisboa existe um projeto para coordenadores de escolas que oferece orientações sobre prevenção e resolução de problemas do ar interior e saúde humana com um custo mínimo.
Um bom exemplo!

Fontes: http://www.epa.gov/iaq/schools; http://www.cienciahoje.pt



domingo, 11 de dezembro de 2011

Dicas sobre amamentação correta!!!!


Você já sabe a maneira correta de amamentar?
Pois então precisa ver este vídeo com a Coordenadora do grupo de apoio ao aleitamento materno do Hospital São Luiz a Dra.Márcia Regina da Silva em que ela explica como deve ser a pega correta do bebê ao seio. Isso pode evitar muitos problemas, como rachaduras no bico do seio e a desnutrição do bebê.
LEMBRE!
 ALEITAMENTO MATERNO É ORTODONTIA GRATUITA!!!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Refrigerantes você tomou ou deu para seu filho recentemente? Presença de Benzeno em refrigerantes (substância cancerígena)




Refrigerantes você tomou ou deu para seu filho recentemente?
Então sua saúde pode estar em risco!

Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a ProTeste detectou a presença do benzeno (substância cancerígena) x em concentração acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana nos refrigerantes: Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

As bebidas testadas traziam ácido benzoico, por isso foi considerado que era possível que algumas também tivessem benzeno. Essa substância é cancerígena e resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C. Juntas, sob certas condições de exposição à luz e ao calor, elas podem reagir e formar o benzeno.
Os fabricantes fizeram acordo com o MPF após ProTeste detectar a presença da substância cancerígena nessas 7 marcas de refrigerantes. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois anos após a instauração do inquérito civil público para apurar o caso. Para a Associação esta é uma vitória e garantia para a saúde da população brasileira. Só é uma pena o prazo de até cinco anos para a mudança.
Os refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos terão redução de benzeno, no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com MPF.  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Ambev, Coca-Cola e Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em 5mg por litro.
E as análises apontaram benzeno em sete bebidas. Em duas, Fanta Laranja Light e Sukita Zero, o limite estava acima do recomendado para um consumo saudável. Na Sukita Zero foi detectado limite 4X superior ao aceitável. Como não existe um limite fixado pela Anvisa para refrigerantes, a ProTeste utilizou o parâmetro de água potável que é de 5 mg por litro.

O limite permitido pela OMS para a água potável, é de 10 ppb (partes por bilhão). Nos EUA esse limite é de 5 ppb, e na União Européia é de 1 ppb. No Brasil o padrão de potabilidade da água, determina o limite máximo permitido para benzeno de 5 µg/L (micrograma por litro). Como a OMS e as autoridades sanitárias estrangeiras e nacionais não estabeleceram um limite de benzeno para refrigerantes e sucos, considera-se que, no mínimo, deve ser adotado o mesmo limite utilizado para a água potável. As marcas reprovadas estavam acima desse limite.

Foram encontrados limites aceitáveis de benzeno no Dolly guaraná tradicional e light, na Fanta laranja tradicional, Sukita tradicional e no Sprite Zero.

Em defesa, os fabricantes informam que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light e diet. Isso porque a presença do açúcar inibe a formação da substância. De acordo com as empresas, “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”. " A culpa agora é da ÁGUA. PODE ISSO!
Sendo assim, vai continuar achando que é tri legal beber refrigerante diet ou light?
 Ou o melhor e beber água!!!


Fonte: http://www.proteste.org.br/interactive





segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DENTE DE LEITE TEM RAIZ?


Queremos chamar a atenção dos pais para algumas características e cuidados com os dentes das crianças na fase da troca dentária. Os “dentes de leite” são denominados como dentes decíduos e são dentes realmente temporários, mas nem por isto devem ser descuidados.

Os dentes decíduos são em número de 20, dez em cada arcada.

Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação:

·         Os incisivos cortam

·         Os caninos rasgam

·         Os molares trituram

A troca dos dentes

Quanto à substituição dos dentes decíduos pelos permanentes ela inicia por volta dos seis anos de idade e termina por volta dos doze anos. Normalmente os primeiros a caírem são os incisivos inferiores. Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos decíduos e, conforme evoluem em sua formação reabsorvem gradualmente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes irrompem. Eis a razão porque os “dentes de leite quando caem, não têm raízes.
Mas antes eles as tiveram, igualzinho a dos dentes permanentes.
A Dentição Mista inicia com a irrupção do 1º molar permanente, que se localiza atrás de todos os dentes decíduos, sem substituir, portanto, nenhum dente. Os pais devem ficar atentos a este fato: a irrupção dos primeiros molares aos 6 anos. É comum confundirem estes dentes com os dentes decíduos, em razão de, ao nascerem, não ter caído nenhum dente. Esta confusão é lamentável e, por vezes, desastrosa. A falta de escovação desse dente e aplicação de flúor tópica (isto é: o seu descuido) com freqüência leva a instalação da doença cárie.

Os Primeiros Molares são talvez os dentes mais importantes de todos os dentes permanentes, por que, durante a época da troca de dentes, são eles que mantêm a articulação (ATM). Por isso, são chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis, não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à saúde, a qualidade de vida e ao desenvolvimento harmônico da criança.

A cronologia da irrupção dos dentes permanentes:

O primeiro dente permanente a aparecer é o 1º Molar, que irrupciona atrás dos dentes decíduos. A seguir irrupcionam os Incisivos Centrais e depois os Incisivos Laterais. Depois só a partir dos 9-10 anos surgem os Pré-Molares e os Caninos permanentes.

Os 3° Molares (sisos) irrupcionam depois dos 18 anos. Porém, sua irrupção depende de que tenha espaço. Se o espaço é pouco ele pode ficar incluso.

Observação:
Esta seqüência de irrupção é relativamente constante, quando há inversão na seqüência pode-se suspeitar que esteja ocorrendo alguma alteração como, por exemplo, pode ter um dente extranumerário ou um dente em uma posição anormal (anômala ou ectópica). Por isso, é muito importante realizar uma radiografia panorâmica de controle por volta dos 5-6 anos de idade.

Leve seu filho ao Odontopediatra!
Esclareça suas dúvidas !
Escove muito bem os dentinhos que recém irrupcionaram na boca da criança:

 ELES SÃO PARA TODA SUA VIDA

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Danos irreversíveis ocasionados pelo Clareamento dental sem orientação do Cirurgião Dentista!


Os clareadores para dentes hoje são vendidos livremente por algumas em farmácias de manipulação e em lojas de produtos odontológicos. Os clareadores podem causar hipersensibilidade severa nos dentes, dor e inflamação na gengiva (gengivite).

Os valores Kits de clareamento dental à venda no Brasil variam entre 100 e 200 reais, parecem simples de usar e inofensivos.  Na veja.abril.com.br tinha uma entrevista feita com uma empresária carioca que acreditou na promessa sobre conseguir dentes mais branco rapidamente e acabou comprando uma caixa com o kit clareador em um dos shoppings mais tradicionais do Rio de Janeiro. Em apenas dois dias, os resultados apareceram, não os que ela esperava... O produto provocou muita dor, gengivite e manchas nos dentes. Com um agravante: tudo estava devidamente dentro da lei!O gel e a moldeira usados não foram acompanhados por um Cirurgião Dentista. A venda do produto, liberado para o comércio no Brasil, também não foi devidamente supervisionada.
Esse caso ilustra uma série de seqüelas graves e irreversíveis que podem ocasionar esses clareadores vendidos sem recomendação do Cirurgião Dentista e seu acompanhamento.
Quando o clareamento é realizado com o acompanhamento do Cirurgião Dentista a moldeira é confeccionada e adaptada ao paciente e o gel clareador tem a concentração de acordo com a necessidade do paciente. Os dentes são diferentes de uma pessoa para outra. Bem como, a mucosa e sensibilidade de cada um.  
Um gel muito forte pode ser agressivo e doloroso para uma pessoa com dentes muito sensíveis, por exemplo. Há grandes chances do produto vazar da moldeira e entrar em contato com as mucosas da boca. Ele pode causar inflamação na gengiva e uma retração de gengiva, que pode deixar a raiz à mostra (dano reversível apenas com enxerto). Pode também ocorrer inflamações da mucosa da bochecha e dos lábios e até piorar casos de gastrite e úlcera gástricas.
O Conselho Federal de Odontologia considera a prática uma autoprescrição tão perigosa quanto o consumo indiscriminado de medicamentos.


Cuide de seu sorriso!

Tenha dentes brancos, mas só faça o clareamento com acompanhamento de um Cirurgião Dentista.

OS DENTES SÂO PARA TODA VIDA!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Será que o Ratinho sabe escovar e passar o fio dental nos Dentinhos?

MAIS SALIVA NA BOCA DA CRIANÇA MELHORA A SUA MASTIGAÇÃO!


Você já observou se o seu filho tem pouca saliva na boca?

Se ele está com dificuldade de se alimentar...

Se a criança não gosta de variar os alimentos...

Estes são dados importantes relacionados com a quantidade de saliva que a criança tem na boca.

Uma tese da Dra Márcia Serra Vicentin observou que quanto maior o fluxo salivar, maior facilidade na percepção do sabor dos alimentos e melhor a mastigação. Antes só havia estudos com adultos. Este é o primeiro estudo em crianças. Foram avaliandas questões fisiológicas e morfológicas do sistema mastigatório em crianças.

O estudo estabeleceu correlações entre o fluxo salivar, a força de mordida, padrões de mastigação e, até mesmo, a percepção do sabor e textura de alimentos. Além das associações da saliva com a percepção de sabor e facilidade na mastigação, a Dra. Márcia observou ainda que quanto maior o fluxo salivar, maior a força de mordida em crianças com oclusão normal. Neste estudo uma série de dados sobre tempo de mastigação, número e freqüência dos ciclos mastigatórios, textura e sabor dos alimentos foi observada.

Fonte: Jornal da Unicamp Campinas, 21 a 27 de setembro de 2009, ANO XXIV, 442.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dicas para neutralizar as bactérias da boca!


Dentes mal cuidados prejudicam o visual da pessoa e seu emocional também. Isso pode comprometer os relacionamentos interpessoais. Além disso, a saúde bucal muitas vezes reflete a saúde geral. Portanto, você não estará saudável se não tiver uma boa saúde bucal.

O seu sorriso é seu cartão de visitas!!!!

Hábitos diários como uma dieta inteligente, isto é com pouco uso de açúcar e de carboidratos fermentáveis,e um bom cuidado com higiene bucal, irá melhorar muito a sua saúde.
Os dentes, as gengivas e a língua precisam estar sempre limpos. Somente assim conseguiremos evitar os restos alimentares que são a matéria-prima para o aumento dos microrganismos que habitam a boca.

Algumas Dicas:
1-    A escova dental deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos molares.
2-    A escovação deve ser feita 3X ao dia, deve se escovar melhor e mais tempo antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam (S. MUTANS).
3-    O fio dental é indispensável, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança.  Use pelo menos 1X ao dia, antes da escovação noturna. Se houver sangramento não se assuste e continue usando o fil dental em três dias a inflamação diminuirá e o sangramento não mais ocorrerá.
4-   A pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes. A quantidade correta é 1grão de ervilha.  
5-    Quanto aos doces de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.
6    Alguns alimentos são mais saudáveis para os dentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo  restos. Entretanto, esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza realizada com a escova de dental.


domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mamães!!!!


Obrigado, Senhor, pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
... pelas mães - titias , pelas mães - vovós , pelas madrastas - mães ,
... pelas professoras - mães ...
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres, que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor, maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço,meu poder Superior!!!

FLORES PARA AS MARAVILHOSAS MAMÃES QUE EXISTEM!!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A pressão arterial pode ser alterada com uso de Refrigerantes!

Além do estrago para os dentes os refrigerantes podem aumentar pressão arterial.
O consumo de refrigerantes e outras bebidas com grande quantidade de açúcar traz risco de aumento da pressão arterial, segundo pesquisa realizada por americanos e britânicos.
O estudo, foi publicado na revista científica Hypertension e teve como população alvo 2,5 mil pessoas. Os autores afirmam que:
Beber mais de 355 ml diários de bebidas com gás ou sucos de fruta contendo açúcar é o suficiente para desequilibrar a pressão arterial.
Os cientistas não sabem o motivo exato da relação entre a pressão e os refrigerantes. Entretanto, acreditam que o excesso de açúcar no sangue prejudica o tônus das veias sanguíneas e desequilibra os níveis de sal no organismo.

Os participantes tinham idades entre 40 e 59 anos, eles fizeram um diário alimentar onde anotaram o que haviam comido nas 24 horas anteriores e fizeram um exame de urina, além de terem medida a sua pressão arterial.
Os resultados foram:

Para cada lata de bebida com açúcar consumida por dia, os participantes tinham em média uma alta de 1,6mmHg (milímetro de mercúrio) em sua pressão sistólica (quando o coração se contrai e bombeia sangue no corpo).

Já a pressão diastólica (quando o coração relaxa e recebe o sangue do sistema circulatório) teve um acréscimo de 0,8mmHg para cada lata de refrigerante ou suco contendo açúcar bebido por dia. Segundo o estudo, os indivíduos que consumiam mais de uma dose diária de refrigerantes e bebidas açucaradas ingeriam em torno de 397 calorias a mais por dia do que as pessoas que bebiam produtos sem açúcar.

A entidade American Heart Association, recomenda que não se consuma mais do que três latas de refrigerante de 355ml por semana.

A relação entre bebidas açucaradas e a pressão alta foi muito evidente. Principalmente nas pessoas que consomem grandes quantidades tanto de sal quanto de açúcar.

"É amplamente sabido que, se você tiver muito sal em sua dieta, você terá mais chance de ter pressão alta", “Os resultados deste estudo sugerem que as pessoas também devem ter cuidado com quanto açúcar consomem”. Dr. Paul Elliott, Escola de Saúde Pública do Imperial College (Londres).

A pressão alta é o maior fator de risco para doenças cardiovasculares. Médicos estimam que uma pessoa com uma pressão de 135mmHg por 85mmHg tem duas vezes mais chance de ter um enfarte ou um derrame cerebral do que alguém com 114mmHg por 75mmHg.
Mais estudos são necessários para entender melhor a relação entre pressão arterial e açúcar.

Cuide da sua alimentação e de seus filhos. Principalmente dos bebês, pois eles dependem dos pais e dos hábitos alimentares da família. Não beba alimentos açucarados, você não ganha nada com isso!



sexta-feira, 11 de março de 2011

UM NOVO CULPADO PARA QUEM AMA COMER AÇÚCAR!


DESCOBERTA DE NOVAS CÉLULAS QUE GOSTAM DE DOCE.
Um grupo de cientistas nos USA descobriu que células que atuam na sensação de gosto têm detectores de açúcar a mais do que se estimava.

Este estudo amplia o conhecimento a respeito de como as células sensoriais identificam os açúcares, isso representa um importante passo para o desenvolvimento de estratégias que limitem o consumo excessivo de açúcar e as conseqüentes patologias como diabetes e obesidade.

“Identificar a doçura de açúcares na nutrição é uma das tarefas mais importantes das células ligadas ao gosto. Muitos ingerem açúcar em demasia e, para que possamos limitar o consumo excessivo, precisamos compreender melhor como uma célula sensorial identifica que algo é doce”, disse Robert Margolskee"

Constatou-se que o receptor T1r2+T1r3 representa o mecanismo básico que permite às células sensoriais detectar muitos dos componentes doces, naturais ou artificiais. Entretanto, alguns aspectos do gosto doce não podem ser explicados por esse receptor. O grupo observou que camundongos modificados geneticamente para não contar com a subunidade T1r3 ainda eram capazes de identificar açúcares normalmente.
Receptores de açúcares no intestino são importantes para que os açúcares ingeridos na dieta sejam detectados e absorvidos. Sensores metabólicos no pâncreas também são fundamentais para regular os níveis de glicose no sangue. Levando isso em consideração, o grupo usou técnicas celulares e moleculares avançadas para verificar se esses mesmos sensores estariam presentes nas células de gosto.

Os resultados, do estudo indicam que diversos receptores de açúcares, tanto do intestino como do pâncreas, também estavam presentes nas mesmas células sensoriais que contavam com o receptor T1r2+T1r3.

Este é um resumo do artigo Glucose transporters and ATP-gated K+ (KATP) metabolic sensors are present in type 1 taste receptor 3 (T1r3)-expressing taste cells de Robert F. Margolskee et al. (http://www.pnas.org/.)

USE O AÇÚCAR INTELIGENTEMENTE!
CUIDE SUA SAÚDE!
E TENHA DENTES MAIS SAUDÁVEIS!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CLAREAMENTO DOS DENTES




A cor dos dentes vai alterando com o passar do tempo. Isto é, os dentes vão ficando cada vez mais amarelados e acinzentados. Este é um problema que hoje tem solução com o CLAREAMENTO DENTAL. O paciente pode trocar seu sorriso amarelo por um sorriso de cinema. A recuperação da cor natural dos dentes acontece através de um processo que pode ser realizado no consultório dentário ou em casa.

Indicações:

• Dentes escurecidos pela idade

• Dentes com fluorose e que tenham manchas amarronzadas

• Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados

• Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo

• Dentes com indicação de facetaClareamento Dental





Contra-indicações:

• Grávidas ou que mulheres que estejam amamentando.

• Pessoas com dentes hipersensíveis ou com hipoplasia de esmalte.

• Crianças com menos de 12 anos de idade.

• Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador.

Como funciona o clareamento dentário?

As moléculas dos géis clareadores (o peróxido de hidrogênio) liberam oxigênio e ele penetra na intimidade do esmalte e da dentina, e ai acontece a "quebra" das moléculas dos pigmentos que causaram as manchas dentárias. A possível sensibilidade que ocorre nos dentes em um clareamento dental se explica pela grande movimentação desses peróxidos através do esmalte e da dentina.

Como pode ser feito o clareamento?


1. Clareamento dental no consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte e uma luz especial.

2. Clareamento dental em casa: o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento doméstico é Mais Seguro e Eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado e com o maior número de pesquisas cientificas ate hoje. É um procedimento indolor

O clareamento pode enfraquecer os dentes?

Não, a estrutura dentária é preservada

O clareamento altera as restaurações já existentes?


Não. Contudo, às vezes é necessário trocar as restaurações antigas, pois elas parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.

Como fica o uso do Cigarro e o Clareamento?


O paciente deve ser orientado para que cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar. Entretanto, é uma situação difícil, mas é nossa obrigação alertar ao paciente os malefícios do fumo e das conseqüências para a sua saúde bucal (câncer de boca, doenças periodontais...). Para o paciente que fuma poucos cigarros por dia, pode-se optar pelo clareamento caseiro, porém, o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, que no momento está muito suscetível a manchas de origem extrínseca devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante este processo.

Como é feito o clareamento caseiro?

Clareamento caseiro ele é feito através de confecções de moldeiras e pelo dentista, o paciente, leva um gel clareador, para usar diariamente em casa ( preferencialmente quando for dormir). O clareamento doméstico é um procedimento muito simples de ser realizado.

O dente clareado vai escurecer novamente?

Sim, mas nunca como voltará a ter a mesma coloração de antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção. (uso da moldeira com o gel por uns dois dias)

Cuidados durante o clareamento dental.

• Não ingerir alimentos ou bebidas com tenham corantes: beterraba, coca-cola, café, chá, vinho tinto, chocolate, açaí, alimentos com condimentos vermelhos, amarelos, verdes ( balas, chicletes, picolés com muito corantes), suco de uva, chimarrão entre outros.

• Aplicar o flúor gel neutro pela manhã para minimizar a sensibilidade dentária e proteger os dentes.

• Não fumar.

• Voltar as rechamadas para o monitoramento pelo Dentista do progresso do clareamento no consultório Dentário. SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES DADAS PELO DENTISTA


Em nossa clínica realizamos o clareamento dental qualquer dúvida escreva!

domingo, 2 de janeiro de 2011

UMA ESCOVA COM ASPIRAÇÃO PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Uma senhora ex-Auxiliar Odontológica chamada de Maria Prince Jackson inventou o Plak-Vac, uma escova de aspiração projetado para pacientes com necessidades especiais que não podem escovar seus próprios dentes.

Ela visitou vários asilos e descobriu que as rotinas de higiene bucal consistiam apenas o uso de um cotonete da boca dos pacientes, porque os prestadores de cuidados de saúde temiam aspiração. Entretanto, um cotonete não remove a placa bacteriana.

Os paciente dos asilos tinham muita infecção na gengiva, diz Prince: "Se eles não forem atendidos, podem perder os dentes e as infecções na gengiva são fatais."

Sabe-se que as doenças periodontais podem levar a infecções para outras regiões do organismo, isso acontece através da corrente sanguínea e pode realmente ser fatal. As bactérias na corrente sanguínea podem aumentar o risco de doenças cardíacas,de AVC, de insuficiência renal e de diabetes. A aspiração pode levar à pneumonia e as infecções na gengivais interferem no tratamento do câncer.

Diz Prince: "Eu costumava fazer a sucção no consultório do dentista, eu então pensei, por que não temos uma escova de dentes com sucção?"

A Plak-Vac, parece com uma escova normal, exceto pelas cerdas que são em formato de ferradura e ela conecta-se a uma aspiração de parede.É indicada para pacientes que não podem se levantar e fazer seu próprio cuidado bucal. Pacientes paralisados por um acidente vascular cerebral, que não conseguem engolir corretamente ou com qualquer outra patologia que impossibilite a pessoa de sair da cama e cuspir.

O produto está sendo usado nos asilos no sudeste do Missouri e em Connecticut e Texas.

O sistema de higiene bucal que acompanha a escova de dentes inclui envelopes para bochechos sem espuma. Prince recomenda esfregar o produto, em vez de pasta de dente, pois a pasta de dente faz muita espuma e isso é perigoso para o paciente que está deitado na cama ou com dificuldade de engolir. No futuro, ela pretende inventar algo na adaptação do fio dental para acompanhar a Plak-Vac.