Em um estudo realizado recentemente pelo “Projeto Respirar” em 563 crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental em duas escolas de Porto Alegre com perfis sócios econômicos distintos, envolvendo fonoaudiólogas, ortodontista e otorrinolaringologista, detectou-se em média 64,42% de alunos apresentando sinais ou sintomas da “Síndrome do Respirador Bucal”. Na escola particular localizada em bairro nobre de POA, 58,51% das crianças apresentavam características sugestivas de respiração bucal. Já em outra escola da rede pública de ensino localizada em um bairro da periferia este percentual sobe para 79,11
O alto índice de sinais e sintomas da Síndrome da Respiração Bucal está presente em maior ou menor
grau, independente da condição sócio-econômico-cultural, em ambas as escolas
Despertar a atenção de pais e professores para este problema é de suma importância, pois se não corrigidos precocemente, tanto os hábitos nocivos como certas doenças que comprometem a respiração nasal, significarão no futuro o envolvimento de diversos profissionais de saúde em tratamentos dispendiosos e prolnongados para restabelecer um perfeito equilíbrio mio funcional da face, com mais saúde e melhor qualidade de vida. Refletindo diretamente no dia a dia das crianças e no seu rendimento escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário