A cor dos dentes vai alterando com o passar do tempo. Isto é, os dentes vão ficando cada vez mais amarelados e acinzentados. Este é um problema que hoje tem solução com o CLAREAMENTO DENTAL. O paciente pode trocar seu sorriso amarelo por um sorriso de cinema. A recuperação da cor natural dos dentes acontece através de um processo que pode ser realizado no consultório dentário ou em casa.
Indicações:
• Dentes escurecidos pela idade
• Dentes com fluorose e que tenham manchas amarronzadas
• Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados
• Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo
• Dentes com indicação de facetaClareamento Dental
Contra-indicações:
• Grávidas ou que mulheres que estejam amamentando.
• Pessoas com dentes hipersensíveis ou com hipoplasia de esmalte.
• Crianças com menos de 12 anos de idade.
• Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador.
Como funciona o clareamento dentário?
As moléculas dos géis clareadores (o peróxido de hidrogênio) liberam oxigênio e ele penetra na intimidade do esmalte e da dentina, e ai acontece a "quebra" das moléculas dos pigmentos que causaram as manchas dentárias. A possível sensibilidade que ocorre nos dentes em um clareamento dental se explica pela grande movimentação desses peróxidos através do esmalte e da dentina.
Como pode ser feito o clareamento?
1. Clareamento dental no consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte e uma luz especial.
2. Clareamento dental em casa: o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento doméstico é Mais Seguro e Eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado e com o maior número de pesquisas cientificas ate hoje. É um procedimento indolor
O clareamento pode enfraquecer os dentes?
Não, a estrutura dentária é preservada
O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Contudo, às vezes é necessário trocar as restaurações antigas, pois elas parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.
Como fica o uso do Cigarro e o Clareamento?
O paciente deve ser orientado para que cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar. Entretanto, é uma situação difícil, mas é nossa obrigação alertar ao paciente os malefícios do fumo e das conseqüências para a sua saúde bucal (câncer de boca, doenças periodontais...). Para o paciente que fuma poucos cigarros por dia, pode-se optar pelo clareamento caseiro, porém, o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, que no momento está muito suscetível a manchas de origem extrínseca devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante este processo.
Como é feito o clareamento caseiro?
Clareamento caseiro ele é feito através de confecções de moldeiras e pelo dentista, o paciente, leva um gel clareador, para usar diariamente em casa ( preferencialmente quando for dormir). O clareamento doméstico é um procedimento muito simples de ser realizado.
O dente clareado vai escurecer novamente?
Sim, mas nunca como voltará a ter a mesma coloração de antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção. (uso da moldeira com o gel por uns dois dias)
Cuidados durante o clareamento dental.
• Não ingerir alimentos ou bebidas com tenham corantes: beterraba, coca-cola, café, chá, vinho tinto, chocolate, açaí, alimentos com condimentos vermelhos, amarelos, verdes ( balas, chicletes, picolés com muito corantes), suco de uva, chimarrão entre outros.
• Aplicar o flúor gel neutro pela manhã para minimizar a sensibilidade dentária e proteger os dentes.
• Não fumar.
• Voltar as rechamadas para o monitoramento pelo Dentista do progresso do clareamento no consultório Dentário. SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES DADAS PELO DENTISTA
Em nossa clínica realizamos o clareamento dental qualquer dúvida escreva!