quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CLAREAMENTO DOS DENTES




A cor dos dentes vai alterando com o passar do tempo. Isto é, os dentes vão ficando cada vez mais amarelados e acinzentados. Este é um problema que hoje tem solução com o CLAREAMENTO DENTAL. O paciente pode trocar seu sorriso amarelo por um sorriso de cinema. A recuperação da cor natural dos dentes acontece através de um processo que pode ser realizado no consultório dentário ou em casa.

Indicações:

• Dentes escurecidos pela idade

• Dentes com fluorose e que tenham manchas amarronzadas

• Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados

• Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo

• Dentes com indicação de facetaClareamento Dental





Contra-indicações:

• Grávidas ou que mulheres que estejam amamentando.

• Pessoas com dentes hipersensíveis ou com hipoplasia de esmalte.

• Crianças com menos de 12 anos de idade.

• Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador.

Como funciona o clareamento dentário?

As moléculas dos géis clareadores (o peróxido de hidrogênio) liberam oxigênio e ele penetra na intimidade do esmalte e da dentina, e ai acontece a "quebra" das moléculas dos pigmentos que causaram as manchas dentárias. A possível sensibilidade que ocorre nos dentes em um clareamento dental se explica pela grande movimentação desses peróxidos através do esmalte e da dentina.

Como pode ser feito o clareamento?


1. Clareamento dental no consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte e uma luz especial.

2. Clareamento dental em casa: o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento doméstico é Mais Seguro e Eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado e com o maior número de pesquisas cientificas ate hoje. É um procedimento indolor

O clareamento pode enfraquecer os dentes?

Não, a estrutura dentária é preservada

O clareamento altera as restaurações já existentes?


Não. Contudo, às vezes é necessário trocar as restaurações antigas, pois elas parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.

Como fica o uso do Cigarro e o Clareamento?


O paciente deve ser orientado para que cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar. Entretanto, é uma situação difícil, mas é nossa obrigação alertar ao paciente os malefícios do fumo e das conseqüências para a sua saúde bucal (câncer de boca, doenças periodontais...). Para o paciente que fuma poucos cigarros por dia, pode-se optar pelo clareamento caseiro, porém, o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, que no momento está muito suscetível a manchas de origem extrínseca devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante este processo.

Como é feito o clareamento caseiro?

Clareamento caseiro ele é feito através de confecções de moldeiras e pelo dentista, o paciente, leva um gel clareador, para usar diariamente em casa ( preferencialmente quando for dormir). O clareamento doméstico é um procedimento muito simples de ser realizado.

O dente clareado vai escurecer novamente?

Sim, mas nunca como voltará a ter a mesma coloração de antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção. (uso da moldeira com o gel por uns dois dias)

Cuidados durante o clareamento dental.

• Não ingerir alimentos ou bebidas com tenham corantes: beterraba, coca-cola, café, chá, vinho tinto, chocolate, açaí, alimentos com condimentos vermelhos, amarelos, verdes ( balas, chicletes, picolés com muito corantes), suco de uva, chimarrão entre outros.

• Aplicar o flúor gel neutro pela manhã para minimizar a sensibilidade dentária e proteger os dentes.

• Não fumar.

• Voltar as rechamadas para o monitoramento pelo Dentista do progresso do clareamento no consultório Dentário. SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES DADAS PELO DENTISTA


Em nossa clínica realizamos o clareamento dental qualquer dúvida escreva!

domingo, 2 de janeiro de 2011

UMA ESCOVA COM ASPIRAÇÃO PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Uma senhora ex-Auxiliar Odontológica chamada de Maria Prince Jackson inventou o Plak-Vac, uma escova de aspiração projetado para pacientes com necessidades especiais que não podem escovar seus próprios dentes.

Ela visitou vários asilos e descobriu que as rotinas de higiene bucal consistiam apenas o uso de um cotonete da boca dos pacientes, porque os prestadores de cuidados de saúde temiam aspiração. Entretanto, um cotonete não remove a placa bacteriana.

Os paciente dos asilos tinham muita infecção na gengiva, diz Prince: "Se eles não forem atendidos, podem perder os dentes e as infecções na gengiva são fatais."

Sabe-se que as doenças periodontais podem levar a infecções para outras regiões do organismo, isso acontece através da corrente sanguínea e pode realmente ser fatal. As bactérias na corrente sanguínea podem aumentar o risco de doenças cardíacas,de AVC, de insuficiência renal e de diabetes. A aspiração pode levar à pneumonia e as infecções na gengivais interferem no tratamento do câncer.

Diz Prince: "Eu costumava fazer a sucção no consultório do dentista, eu então pensei, por que não temos uma escova de dentes com sucção?"

A Plak-Vac, parece com uma escova normal, exceto pelas cerdas que são em formato de ferradura e ela conecta-se a uma aspiração de parede.É indicada para pacientes que não podem se levantar e fazer seu próprio cuidado bucal. Pacientes paralisados por um acidente vascular cerebral, que não conseguem engolir corretamente ou com qualquer outra patologia que impossibilite a pessoa de sair da cama e cuspir.

O produto está sendo usado nos asilos no sudeste do Missouri e em Connecticut e Texas.

O sistema de higiene bucal que acompanha a escova de dentes inclui envelopes para bochechos sem espuma. Prince recomenda esfregar o produto, em vez de pasta de dente, pois a pasta de dente faz muita espuma e isso é perigoso para o paciente que está deitado na cama ou com dificuldade de engolir. No futuro, ela pretende inventar algo na adaptação do fio dental para acompanhar a Plak-Vac.